Alimente seu Cérebro!

21/05/2010 00:38

 

Por Érica Crivelli Guedes

     Durante a preparação para concursos e vestibulares, necessitamos de maior poder de concentração, atenção, memória, disposição e combater o estresse. Uma boa alimentação pode potencializar o rendimento nos estudos e diminuir a ansiedade para as provas. A nutrição do cérebro é de extrema importância para que seu funcionamento seja completo e permita um melhor desempenho.

     Uma dieta rica em colina, nutriente que aparece, sobretudo na gema do ovo, contribui para a neurogênese, que é a formação de neurônios, nosso organismo é totalmente dependente  deste alimento para obter essa substância, já que não consegue sintetizá-la. E, sem ela, as lembranças não se fixam direito. Se não ingerimos boas fontes de colina, não há produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, envolvido na formação da memória.

     Outra substância pede a atenção dos que querem conservar a mente: a glutamina. Ela é fundamental para compor o DNA, isto é, o material genético de novas células na massa cinzenta. O organismo até consegue fabricar esse aminoácido. Mas não basta. Para mantê-lo em níveis ideais, precisamos de alimentos protéicos. Aí a melhor fornecedora é a clara do ovo.

     O mais aplaudido dos ingredientes para preservar a atividade cerebral: é o ômega-3. Essa gordura não só favorece o nascimento de neurônios como protege os já existentes. Ele se incorpora às membranas das células nervosas que formam os circuitos responsáveis por funções como o da memória. Além de melhorar a função cognitiva, afasta o mau humor e diminui a ansiedade. Os peixes de água fria, como o salmão, o atum, a sardinha e a truta, são os campeões de ômega-3. A maioria das amêndoas, castanhas e dos óleos de origem vegetal, como os azeites extra-virgens, são carregados dessas gorduras benéficas.

     O cérebro consome grande quantidade de glicose daí a importância de comer pães, massas e arroz. Eles seriam uma espécie de combustível dos pensamentos. Já as proteínas fornecem a base para a síntese dos neurotransmissores, essenciais para a comunicação entre os neurônios.

     As frutas cítricas, ricas em vitamina C, têm ação antioxidante, que ajudam a eliminar as impurezas que podem prejudicar o funcionamento do nosso cérebro. Outra vitamina que protege o cérebro é a E, encontrada nos óleos vegetais, nos ovos e nas nozes. Ela está associada à baixa incidência do mal de Alzheimer. É importante frisar que os ovos devem ser consumidos uma unidade, no máximo duas vezes por semana, já sendo o suficiente para oferecer todos os nutrientes necessários.

      O complexo B é igualmente importante para a saúde mental. A B1, presente nos grãos, nas verduras, nos cereais e frutas secas, garante a boa absorção da glicose de que o cérebro tanto precisa. Já a B12, que está no leite, em seus derivados e nos ovos, favorece a memória. E o ácido fólico das verduras verde-escuras e dos cereais integrais freia o declínio cognitivo que vem com a idade. A vitamina D embora seja obtida pra valer por meio da exposição ao sol, dá para complementar a dose com peixes e leite. Ela também atua na renovação dos neurônios.

     No time dos minerais, destaca-se o zinco e o magnésio. O primeiro que aparece nas ostras, nas nozes e na castanha-do-pará, eles combatem os radicais livres e beneficiam o trabalho dos neurotransmissores. O magnésio, encontrado nas folhas e nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas...), auxilia nas transmissões nervosas e ainda protege o cérebro do efeito tóxico dos radicais livres. 
 

     Ufa!! Depois de tanta informação ai vai uma ótima dica para manter seu cérebro bem nutrido, escolha 1 opção de cada grupo do kit saúde e consuma diariamente, mas cuidado esses alimentos são calóricos em grandes quantidades.  
 

Kit saúde

Grupo 1: 2 nozes, ou 3 macadâmias, ou 3 castanhas do Pará, ou 4 castanhas de caju, ou 6 amêndoas, ou 5 avelãs. 
 

Grupo 2: 1 damasco, ou 2 tâmaras, ou 1 banana passa pequena, ou 3 ameixas secas, ou 1 colher (sobremesa) de uvas passas.